terça-feira, 26 de junho de 2012

Terapia Ocupacional na Pediatria




A Terapia Ocupacional atua na pediatria abrangendo diversos problemas nos componentes cognitivos, sensório-motores, psicológicos e psicossociais, revelando-se na criança, dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (Atividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer).
As atividades propostas são baseadas de acordo com as motivações e interesses da criança, incluindo o contexto familiar de modo a desenvolver o máximo de autonomia na sua vida pessoal e social.
São assistidas as crianças com:
-Dificuldades de socialização
-Síndromes (Down e outras)
-Desordem neuro-motoras (Paralisia cerebral, etc)
-Dificuldade de concentração
-Transtornos emocionais e sociais (Altismo, Distúrbios afetivos e outros)
-Deficiência Mental
-Atraso ou dificuldade no desenvolvimento pedagógico
É através do brincar e de atividades lúdicas que a Terapia Ocupacional Pediátrica, atua na área de Reabilitação, Estimulação e Desenvolvimento com crianças e jovens. Tem como objetivo potenciar e criar meios para que estes possam usufruir plenamente de suas capacidades, desenvolvimento e interação com seu ambiente e pessoas, ou seja, torna-los autônomos e independentes.
As sessões podem ser realizadas na clínica, em domicílio ou na escola, podendo necessitar/utilizar:
Área de reabilitação:
- Bebês prematuros ou de risco e seus familiares em programa de acompanhamento e estimulação,
- Crianças e jovens com atraso de desenvolvimento,
- Crianças e jovens diagnosticadas com Disfunção Física (paralisia cerebral, lesão plexo braquial, entre outras) ou Síndromes diversas (Down, X-frágil, por exemplo),
- Crianças e Jovens com Dificuldades de Aprendizagem, Déficit de Atenção ou Hiperatividade,
- Crianças e jovens que necessitem de apoio específico em adaptações de atividades ou órteses, como por exemplo, com baixa visão, dificuldade de concentração, amputações, etc.
Área de prevenção e estimulação
- Aula para pais sobre massagem para o bebê
- Dificuldades de Aprendizagem, Déficit de Atenção ou Hiperatividade
- Ginástica e Estimulação para bebês
- Estimulação e desenvolvimento
A intervenção de um Terapeuta Ocupacional (T.O.) em pediatria, pode abranger problemas diversos nos componentes sensório-motores, cognitivos, psicológicos e psicossociais, revelando-se na criança e/ou adolescente dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (Actividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer).
De acordo com a idade do utente, a intervenção em Terapia Ocupacional, pode centrar-se em diferentes abordagens terapêuticas, optando o terapeuta pelas que melhor se coadunam com as necessidades individuais, motivações e interesses da criança e/ou adolescente e com as prioridades familiares, de modo a desenvolver o máximo de autonomia na sua vida pessoal, social e escolar/profissional.


FONTE: http://www.criativaterapiaocupacional.com/servi%C3%A7os2/pediatria/


http://www.bemgerar.com/toempediatria.html


http://toonline.no.sapo.pt/html/crjov.htm


Um comentário:

  1. Olá sou recem formada e estou pensando em momtar uma clinica para crianças mas não sei quais brinquedos que devo comprar vocês poderiam me ajuda.Obrigado meu email é p.maia.oliveira@bol.com.br

    ResponderExcluir